
As fotos que têm circulado nos últimos dias, na Internet, sob o título "Entreposto da Siva (Azambuja) – Atenção às promoções da VW e Skoda", apresentando um recinto inundado com veículos automóveis, não retratam as instalações, nem os parques de veículos da empresa, “nos quais nunca se registou qualquer inundação”, esclareceu ao EXPRESSO, Orlando Teixeira, director da marca Skoda.
De acordo com o mesmo responsável, a situação ocorreu há quatro anos, num parque de automóveis na Alemanha, durante um período de fortes cheias que afectaram vários países da Europa Central.
O boato sobre as promoções de automóveis da Skoda que estiveram submersos nas cheias é o último episódio de um fenómeno conhecido como «chain letters», em português, «e-mails» correntes. Tratam-se de mensagens que contam histórias alarmantes e falsas, que ficam a circular durante meses, ou até mesmo anos. O intuito é lançar um rumor que, na maioria das vezes, difama empresas e pessoas.
Todos os dias o internautas recebem nas suas caixas de correio exemplos deste género. O caso mais conhecido é o dos famosos “gatos bonsai”, que supostamente eram criados dentro de garrafas de vidro. Mesmo depois de as autoridades terem revelado que tudo não passava de uma brincadeira de mau gosto, o «e-mail» continua a circular, oito anos depois de ter sido criado.
A moda pegou e, desde casos de crianças com doenças graves, roubo de rins, vírus que destroem o computador em cinco segundos ou a existência de substâncias cancerígenas em determinados produtos à venda no mercado, é o vale tudo no ciclo vicioso da manipulação das “chain letters”
Sem comentários:
Enviar um comentário