Levámos um percurso minimamente planeado de cá e fomos improvisando ao sabor dos acontecimentos. Iniciámos o périplo Indiano pelas fantásticas praias de Goa, onde visitámos antigas cidades do Império Português.
Panjim, Mapusa, Old Goa e Margão foram os locais visitados. Daí partimos numa viagem de 15 horas de combóio (nocturno) até ao estado de Kerala, onde está instaurado o primeiro regime comunista democráticamente eleito no mundo. De resto, o martelo e a foice são omnipresentes por pequenas bandeiras ou murais ao longo das ruas.
Ficámos uns dias em Cochim, e depois partimos para Allepey, onde percorremos os canais num barco movido à força de cana (e motor nos intervalos) numa viagem de 24 horas que ficará para sempre na minha memória.
A viagem de regresso, que durou mais de 30 horas entre aviões, esperas e expressos, foi uma experiência violentissima, e o jet leg durou mais de uma semana a passar. Mas compensou pelas paisagens, pela comida soberba, pela simpatia das pessoas, e por ter corrido tudo muitissimo bem. Fica muita saudade e muito por contar.
Sem comentários:
Enviar um comentário